Interpretação e Animação Circenses

NOVO CURSO | CIRCO NO NORTE

 

Curso único no norte do país, desenvolve-se em parceria com o INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo e com o festival de Circo Contemporâneo Vaudeville Rendez-vous, e  prepara profissionais qualificados para desenvolver projetos de criação e interpretação nas artes do circo. A formação, com uma forte componente física, utiliza uma metodologia progressiva, que visa o desenvolvimento exercícios de produção artística e a inserção no mercado de trabalho nacional e internacional.

Indicado para interessados circo, teatro, dança, etc., e em utilizar o corpo e criatividade para comunicar com os outros, trabalhar a força, a resistência, a flexibilidade, a acrobacia aérea, a manipulação de objetos, movimento, acrobacia e a sua inter-relação com outras formas artísticas, nomeadamente o teatro e a dança.

O curso n’A Praça, na RTP>

  • – Criar e interpretar obras artísticas na área do circo, através do movimento e da sua relação com as diferentes técnicas circenses.
    – Estudar e estruturar o corpo do intérprete e o seu jogo dramático, procurando solucionar todos os aspetos da interpretação;
    – Inovar na abordagem técnicas e aparatos circenses já existentes;
    – Participar e integrar elencos, recorrendo a técnicas de ginástica acrobática e das linguagens circenses.

  • O Intérprete de Circo é o profissional qualificado apto a criar nas diversas áreas do espetáculo utilizando a linguagem circense.
    Artista de artes circenses | Intérprete de Artes de Rua | Criador | Performer etc.

  • Descarregue aqui o plano de estudos.
    Plano Curricular

  • A Prova de Aptidão Profissional constitui um elemento nuclear do Projeto Educativo da ACE Escola de Artes configurando-se como um “ritual de passagem” entre o universo escolar e a prática teatral profissional. Após três anos de formação, os alunos finalistas confrontam com o público, com o meio e com um júri alargado constituído por criadores, técnicos, diretores de teatros, críticos e representantes das associações profissionais, o resultado das suas aprendizagens numa área específica (interpretação). A Prova de Aptidão Profissional constitui uma real prática simulada em contexto profissional que se realiza no Grande Auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, fazendo parte integrante da sua Agenda Cultura do mês de julho.