erasmus+

 

 

 

 

 

 

O programa Erasmus + 

 

Um dos objetivos do programa Erasmus + é a promoção da cooperação estratégica no domínio do ensino e formação a nível da Comunidade Europeia.

 

Abraçar este tipo de iniciativas constitui-se como uma mais-valia para a nossa escola, na medida em que a criação de uma parceria estratégica com uma escola da União Europeia vai permitir às/aos nossas/os alunas/os a realização de  atividades de  mobilidade de grupo para fins de aprendizagem formal e não formal, proporcionando experiências enriquecedoras, de desenvolvimento educativo, profissional e pessoal.

 

Tornar uma realidade

 

Em outubro de 2023 foi feita uma candidatura ao programa Erasmus + com um Projeto concebido pela escola designado Sustainability in demand, em parceria com uma Escola Profissional da cidade de Most, na República Checa.

 

Este projeto foi aprovado para ter início em janeiro de 2024, com uma duração prevista de 12 meses. Explora a temática da sustentabilidade e será desenvolvido com as turmas do 2º ano, em estreita ligação com a F.C.T. de Teatro em Espaço Não-convencional, na medida em que um dos objetivos do nosso projeto é promover e desenvolver o trabalho criativo e artístico como instrumento de reflexão crítica, de participação cívica e de intervenção por parte das/os jovens.

 

Trata-se de um projeto de curta duração KA2 (Ação-Chave 2), dentro do âmbito do Ensino e Formação Profissional, que inclui a realização de duas atividades de mobilidade de alunas/os, durante um período de 7 dias, em ambos os países. As/Os nossas/os alunas/os irão viajar até à República Checa para participar num conjunto de atividades propostas pela escola de Most. A nossa escola, por sua vez, irá acolher os alunos parceiros que irão, entre diversas atividades, assistir à apresentação da FCT de Teatro em Espaço Não-convencional.  Ao longo deste período alargado de 12 meses, desenvolver-se-á um trabalho contínuo de comunicação e interação entre as duas escolas, que envolve não só a preparação das atividades de mobilidade como também a partilha dos resultados que irão ser obtidos nesta partilha de experiências e saberes.

 

Já em meados de março iremos receber na ACE as professoras representantes da escola de Most, para iniciarmos a preparação da primeira atividade de mobilidade, aqui no Porto, em maio.