projeto zero 23/24

 

 

 

 

O Projeto Zero é o primeiro encontro das alunas e dos alunos dos Cursos de Interpretação, Cenografia, Figurinos e Adereços e Luz e Som das turmas do 1º ano com a criação teatral.

Com orientação dos professores João Martins (Som), Pedro Vieira Carvalho (Luz), da professora Ana Isabel Nogueira (Figurinos e Adereços) e direção de António Júlio, o Projeto Zero põe, pela primeira vez, os alunos e as alunas que acabaram de chegar à ACE em contacto com o público.

Para o encenador, António Júlio, neste momento inicial impõem-se sobretudo muitas perguntas:

Como reage cada uma e cada um às matérias relacionadas com a construção de um espetáculo, ao tempo de ensaios, aos processos de insistência e revisão, ao erro, à frustração e à superação? Que está para além da vontade, da expectativa e dos sonhos que cada um/a carrega quando chega à escola?. 

E porquê envolver os alunos/as numa primeira aventura no palco poucos meses depois de terem chegado à escola? Porque é só depois dessa primeira experiência que as coisas ganham nome, que o grupo ganha força, que cada um e cada uma se vê perante o trabalho que tem pela frente. Um trabalho que é muito mas que não se quer fazer todo de uma vez. Por isso, começa-se. Dão-se os primeiros passos. Fazem-se as tarefas mais simples. São muitas palavras, muitas definições, muitas formas de fazer, muitas formas de pensar, muitas as atividades de quem trabalha no teatro. Não usámos todas – não é possível falar de tudo em tão pouco tempo – usámos algumas para compormos um olhar sobre o que se faz e como se faz.

Para que cada fase do processo se encaixe no seu devido lugar, pouco a pouco, até que cada uma e cada um iniciem essa extraordinária aventura de crescer até à autonomia no exercício das suas funções.