A Noite da Iguana

A estreia em Portugal deste emblemático texto de Tennessee Williams integra um ciclo de espectáculos produzidos pelo Teatro do Bolhão, com base em textos contemporâneos de forte pendor realista e que se constituem como “pretextos” paradigmáticos para o trabalho dos intérpretes. Este ciclo incluiu o consagrado Quem Tem Medo de Virgínia Woolf?, de E. Albee, estando prevista a estreia nacional de A Ronda Nocturna, de Lars Norén, no Teatro Maria Matos, em Março de 2008.

Em A Noite da Iguana, os universos densos e obscuros do autor parecem potenciados pela própria escolha do local da ação. Algures na escaldante atmosfera tropical mexicana, refugiado num motel barato, um reverendo despadrado, agora transformado em guia turístico, afundado no álcool, doente física e mentalmente, procura expiar os seus pecados com vista à purificação que lhe permita voltar ao púlpito. As personagens fortes e contraditórias de Tennessee Williams mergulham, irremediavelmente, no álcool, no desejo e no âmago de si mesmas.

 

Encenação JOÃO PAULO COSTA

Tradução DULCE FERNANDES

Cenografia  PAULO OLIVEIRA

Figurinos e Adereços ANA TERESA CASTELO

Desenho de Luz JOSÉ CARLOS GOMES

Sonoplastia LUÍS ALY

Operação de Luz e Som NELSON LIMA E WALTER ALVES

Produção PEDRO APARÍCIO E GLÓRIA CHEIO

Fotografia ANA PEREIRA

Design Gráfico BERNARDO PROVIDÊNCIA

Elenco ANTÓNIO CAPELO, ESTRELA NOVAIS, JOSÉ PINTO, SANDRA SALOMÉ, ROMI SOARES, CARLOS PEIXOTO, NÍDIA FONSECA, SILVANO MAGALHÃES, PEDRO DAMIÃO E HÉLIO SEQUEIRA

 

Informações

Maiores de 12

21 de novembro de 2007, no Teatro Maria Matos, em Lisboa

28 de novembro a 9 de dezembro de 2007, no Auditório da ACE, Praça Coronel Pacheco, n 1

Fotografias de Ana Pereira