Cinema

Journey of the Freedom Fighter

CINEMA | Documentário

13 de setembro de 2016| Apresentação por Micaela Miranda e Nabeel Al-Raee

 

Realização MOHAMMED MOAWIA

 

O documentário acompanha Rabea Turkman na sua jornada como ativista da Resistência Palestiniana.  Ingressou na resistência armada durante a Segunda Intifada e depois disso, recomendado por um colega da resistência, decidiu juntar-se ao Freedom Theatre no Campo de refugiados de Jenin no seguimento da Amnistia de 2007.

Turkman explica, depois de um espetáculo “As pessoas costumavam olhar para mim de lado por baixar a minha arma e aderir ao teatro, por isso esta peça trouxe-me de volta…Esta peça é outra forma de resistência”

Duração: 31′

Against the Wall

CINEMA | Documentário

13 de setembro de 2016, a seguir a The Journey of the Freedom Fighter | Apresentação por Frederico Beja

 

Realização AYED NABAA

Argumento AYED NABAA E MOHANNAD SALAHAT

Produção VISION FOR TV AND CINEMA E CONCEPT VIEW MEDIA

 

As terras compreendidas entre a Linha Verde das Nações Unidas e o muro de separação entre Palestina e Israel são das mais férteis nos territórios ocupados da Cisjordânia. De acordo com a ONU, cerca de 50 000 palestinianos vivem em 38 vilas e cidades nessas terras. O muro de separação teve um efeito devastador para estes moradores, em especial para determinadas vilas que foram cortadas a meio pela construção do muro, destruindo habitações, quintas e olivais. Apesar da contínua destruição por parte de Israel, algumas das vilas palestinianas continuam, até hoje, a lutar pelos direitos e terras perdidas.

Duração: 48’

Remember Us

CINEMA | Docu-drama

14 de setembro de 2016 | Apresentação por Frederico Beja

 

Realização DALIA ABU ZEID

Argumento DALIA ABU ZEID e VANESSA RIBEIRO RODRIGUES

Produção FREDERICO BEJA e HAMZA BARHAMEYEH

 

Remember Us é um drama documental que explora as histórias de uma minoria esquecida na Jordânia: refugiados Palestinianos de Gaza. Cidadãos apátridas, estes refugiados – assim como as gerações consequentes –, continuam a não ter direito a cidadania, privando-os de vários direitos básicos em termos sociais, civis e até de direitos humanos, sendo extremamente limitados em termos de educação, saúde pública, oportunidades profissionais, etc.

Remember Us convida-nos a embarcar numa viagem à perspetiva surreal destes refugiados, cerca de 140 000 no país, e a viver a sua extenuante luta diária em busca de objetivos pessoais. E se nascêssemos refugiados de um país que nunca sequer visitamos?

Duração: 73’

Roadmap to Apartheid

CINEMA | Documentário

15 de setembro de 2016 | Apresentação por Alda Sousa

 

Realização ANA NOGUEIRA E ERON DAVIDSON

 

Um documentário que faz uma analogia entre a história do Apartheid na África do Sul e o conflito Israel-Palestina. O filme retrata a razão pela qual muitos palestinianos sentem que vivem num regime de apartheid e muitas pessoas de todo o mundo concordam com esta perspetiva.

Comparando as leis similares usadas hoje em Israel com as da era do apartheid é possível revelar como é a vida dos palestinos na faixa de Gaza, West Bank e dentro de Israel.

Um documentário premiado, que combina material de arquivo com anedotas sobre Sul Africanos, e resulta numa visão aprofundada para um conhecimento real sobre o conflito Israel-Palestina

Duração: 93′

 

The Wanted 18

CINEMA | Animação

17 de setembro de 2016 | Apresentação por Ahmad Tobasi

 

Realização AMER SHOMALI E PAUL COWAN

 

Através de uma mistura entre a animação e entrevistas reais, este filme recria uma surpreendente história verdadeira: o exército israelita persegue 18 vacas, propriedade de uma cooperativa produtora de leite independente, com a acusação “uma ameaça á segurança nacional do estado de Israel”.

Em resposta à ocupação de Israel, um grupo da cidade de Beit Sahour decide comprar 18 vacas e produzir o seu próprio leite em regime de cooperativa. O resultado é tão vitorioso que a cooperativa torna-se uma marca de referência da cidade e as vacas são transformadas em celebridades na terra, até ao dia em que o exército israelita declara que a cooperativa é ilegal.

Duração: 75′

Informações

entrada livre