Escreve-me (Nocturno)

Os projetos de solos ou monólogos desenhados para Escreve-me correspondem à vontade de desenvolver um laboratório de criação que estabelece uma relação direta entre a escrita e a montagem cénica. Foram lançados desafios a determinados autores/criadores que têm, nos seus trabalhos, uma relação com a escrita. Refletindo questões de identidade, de quem escreve e de quem é descrito, passando pelo lugar e pelos contextos sociais em que se inserem, os projetos pretendem estabelecer comunicação entre dois criadores e questionar, dessa forma, os processos de construção, encenação e interpretação.

(Nocturno) é o primeiro desses projetos.

 

Si tu eres aquello que yo no me atrevo a ser, serías talvez aquello que no quiero que se sepa que soy (?) Serías… mi yo no construido, apenas visible, apenas perceptible. Al mismo tiempo que serías también el yo antónimo de mi yo construido y visible, es decir, mi yo destruido, invisible, derribado, ruinado, abandonado.

Loreto Martínez Troncoso

(Nocturno) é o corpo de encontro com Loreto Martínez Troncoso; é o encontro entre a minha forma de ser e pensar em cena e a sua forma de, tomando a palavra, levar o público a confrontar-se com os seus medos e os seus desejos. É o espaço de exploração de uma certa intimidade, de uma certa intranquilidade. O lugar para onde se vai quando se quer ouvir o que se tem calado, quando se tem de ver o que se não tem sabido olhar.

António Júlio

 

Texto LORETO MARTÍNEZ TRONCOSO

Criação e Interpretação ANTÓNIO JÚLIO

Figurino LOLA SOUSA

Execução de figurino GLÓRIA COSTA

Desenho de luz CÁRIN GEADA

Fotografia de Cena PEDRO VIEIRA DE CARVALHO, FILIPA NEIVA e LÍDIA FERREIRA

Design Gráfico BERNARDO PROVIDÊNCIA

Divulgação DANIELA FERREIRA e GABRIELA POÇAS

Produção GLÓRIA CHEIO

Agradecimentos  ALBERTO ELÍSIO, ALDA SILVA, CRISTINA FERREIRA, FRANCISCO SALAS, JOANA PROVIDÊNCIA, JOÃO MIGUEL MOTA, JULIE PELLEGRIN, NATÉRCIO SILVA, RAQUEL S. e  VERA SANTOS

 

Informações

Maiores de 16

 

4 a 14 de junho de 2014, no Armazém de Adereços da ACE, na Praça Coronel Pacheco, n 1

 

A primeira fase de trabalho sobre “Nocturno” foi apresentada no contexto da finissage da exposição “Ent(r)e”, de Loreto Martínez Troncoso, em La Ferme du Buisson, Paris, na madrugada de 13 de janeiro de 2013.