Ladrões de Almas

Ladrões de Almas é um espectáculo de dança que parte do conto de Herberto Helder, “Lugar Lugares”, do livro Os Passos em Volta e de alguns testemunhos íntimos. Estes testemunhos são memorias fragmentadas, apropriadas e recriadas pelos coautores e intérpretes deste espetáculo onde se torna presente gente ausente e onde se vive mostrando espaços dentro de cada um numa viagem pelo tempo. O tempo interior, o tempo como passagem, o tempo das histórias e o tempo intemporal das almas… o que são as almas? Onde estão? Nos cabides? Nos sapatos? Nos seres que, apesar de ausentes, este espectáculo esconjura?

Em Ladrões de Almas paira a ideia de que salvar alguém, ou algo, é salvarmo-nos a nós próprios e que a salvação é salvífica.

Era uma vez um lugar com um pequeno inferno e um pequeno paraíso, e as pessoas andavam de um lado para o outro, e encontravam-nos, a eles, ao inferno e ao paraíso, e tomavam-nos como seus, e eles eram seus de verdade. As pessoas eram pequenas, mas faziam muito ruído. E diziam: é o meu inferno, é o meu paraíso. […] Às vezes acordavam a meio da noite e agarravam-se freneticamente. Tenho medo, diziam. E depois amavam-‑se depressa e lavavam-se, e diziam: boa noite, boa noite. Isto era uma parte da vida delas, e era uma das regiões (comovedoras) da sua humanidade, e o que é humano é terrível e possui uma espécie de palpitante e ambígua beleza.

Herberto Helder in Os Passos em Volta; Lugar Lugares

 

a partir de Lugar Lugares de Herberto Helder

Direção JOANA PROVIDÊNCIA

Intérpretes e cocriadores AINHOA VIDAL, ANTÓNIO JÚLIO, ANDREAS DYRDAL, ANDREA MOISÉS E TÂNIA MATOS

Pesquisa, Realização e Edição Vídeo EVA ÂNGELO

Espaço Cénico e Adereços SUSETE REBELO

Figurinos e Adereços de Actor CATARINA BARROS

Iluminação JOSÉ CARLOS GOMES

Sonoplastia LUÍS ALY

Tai-Chi DIOGO SANTANA

Produção PEDRO APARÍCIO e GLÓRIA CHEIO

Design Gráfico BERNARDO PROVIDÊNCIA

 

Informações

Maiores de 12

 

18 e 19 de abril de 2008, na Culturgest, em Lisboa

23 a 27 de abril de 2008, no Auditório da ACE, na Praça Coronel Pacheco, n 1

Fotografias de Ana Pereira