Lady & Macbeth

concerto encenado

1 de dezembro

21:30, no Palácio do Bolhão

 

Neste concerto encenado procurar-se-á subtrair da peça shakespeariana uma certa ganga de estrutura, bem como alguma cosmética espírita, e privilegiar um diálogo crescente e consistente do casal, fundindo-o mas também dissociando-o, antevendo a possibilidade de estarmos perante um compósito, uma espécie de Jano de duas faces que reúne Macbeth a Lady Macbeth. Este casamento será assim, identitário, servindo como demonstração de uma dissociação. 

A proposta de trabalhar uma peça amaldiçoada visa assumir como parte integrante do processo a questão da superstição à volta da sua realização. O espetáculo, através da sua construção dramatúrgica, é traumático precisamente porque procurará esvaziar o confronto com as entidades malignas que se perfilam na peça de Shakespeare e canalizá-las para o diálogo entre Lady e Macbeth. A sua composição musical será um diálogo negro, perigoso, nefasto, contagioso, anatómico, cindindo uma aparente fusão de mentes e intenções, um motor para a elaboração dos acontecimentos que compõem o guião do espetáculo e está no âmago deste teatro aberrante que quer não só provocar o terror que a monstruosidade inspira, mas também suscitar um jogo de sedução. 

dramaturgia e encenação ANA LUENA

a partir de Macbeth de WILLIAM SHAKESPEARE

direção e composição musical PEDRO CARDOSO (PEIXE), RUI LIMA E SÉRGIO MARTINS

textos originais DANIEL JONAS

desenho de luz PEDRO CORREIA

intérpretes MICAELA CARDOSO, PEDRO CARDOSO (PEIXE), SÉRGIO MARTINS E RUI LIMA

assistente CLÁUDIA LÁZARO

espaço cénico MARGARIDA CASANOVA

fotografia e vídeo PAULO CUNHA MARTINS

produção delegada Binomialsphere Associação

com o apoio Montepio – Associação Mutualista e Câmara Municipal do Porto

parceiros Teatro do Bolhão, Casa da Música, Passos Manuel, ESAD, STCP, FNAC, Associação Moradores da Lomba, Freguesia do Bonfim, Sonoscopia, União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevolgide, Teatro da Vilarinha,  Dona Porto Restaurante

 

Com o apoio da Câmara Municipal do Porto

Criatório – Programa de apoio à criação artística contemporânea

Informações e Reservas

Duração aproximada: 60′

m/6

 

informações e reservas: bilheteira@ace-tb.com ou 222 089 007

Fotografias de ensaio de Paulo Cunha Martins