Otelo

“As nossas viagens ainda são as de Ulisses, os nossos trabalhos ainda são os de Hércules” diz George Steiner afirmando que só o regresso às origens – aos clássicos e à sua força canónica – permite o novo e alimenta a nossa necessidade permanente de originalidade.

Com a produção de Otelo, de W. Shakespeare, a ACE Teatro do Bolhão regressa a uma das suas linhas nucleares de programação: a revisitação dos textos e dos autores mais emblemáticos da dramaturgia universal. O ciclo que propomos não é, evidentemente, literário mas teatral; no entanto constrói-se a partir de clássicos, essas raras obras que permanecem no Tempo, que nunca são esgotáveis, que cada geração tem necessidade de re-olhar e de tentar a sua leitura sempre incompleta. Pois, ao contrário da obra vulgar, o clássico não se deixa domesticar pela descodificação. “ O clássico é a obra significativa que nos lê”, diz Steiner de novo.

Neste sentido uma encenação de Shakespeare constitui, provavelmente, o desafio de reinterpretação mais paradigmático que poderemos encontrar no universo teatral já que continuamos a procurar, há mais de quatrocentos anos, através de réplicas e releituras das suas obras, um conhecimento mais profundo de nós mesmos. Ficamos tentados a acreditar, como Acroyd, que Shakespeare ainda é o limite até ao qual conseguimos ver”.

 

 

Encenação KUNIAKI IDA

Tradução MANUEL RESENDE

Elenco ANTÓNIO CAPELO, RITA LELLO, JOÃO PAULO COSTA, ANTÓNIO JÚLIO, JOÃO MELO, ÂNGELA MARQUES, FERNANDO SOARES, RUTE MIRANDA, JORGE LOUREIRO, ELÓY MONTEIRO, PEDRO FIÚZA E JOSÉ MOREIRA

Figurinos CRISTINA COSTA

Cenografia CRISTÓVÃO NETO

Iluminação JOSÉ CARLOS GOMES
Sonoplastia JOSÉ PRATA

Produção PEDRO APARÍCIO, GLÓRIA CHEIO E GABRIELA POÇAS

Design Gráfico BERNARDO PROVIDÊNCIA

Adereços CATARINA BARROS E PATRÍCIA MOTA

Maquilhagem e Caracterização LOLA SOUSA

Cenografia SERRALHARIA MAGALHÃES, RUBEN FREITAS, HÉLDER FOLGADO e PATRÍCIA OLIVEIRA

Execução de Figurinos GLÓRIA COSTA, ANA E ASSUNÇÃO

Direção Técnica JOSÉ CARLOS GOMES

Coordenação Técnica MANUEL PEREIRA

Direção de Cena NATÉRCIO SILVA

Operação de Luz SIMÃO SOARES

Operação de Som PEDRO FERREIRA

Maquinaria e Montagem de Luz e Som PEDRO FERREIRA, NELSON LIMA e SIMÃO SOARES

Apoio Coreográfico a Floretes DIOGO SANT’ANA

Agradecimentos RONCO DO DIABO, MARIA DO CÉU RIBEIRO, DIOGO SANT’ANA, GONÇALO SILVA (VIEIRO), RUI FERRO MARTINHO, ANTÓNIO QUARESMA e JORGE LIMA CABELEIREIROS

Informações

28 de novembro a 20 de dezembro de 2009, no Auditório da ACE, na Praça Coronel Pacheco, n 1

3 a 27 de fevereiro de 2010, no Teatro da Trindade, em Lisboa

16 de abril de 2010, na Casa das Artes de Famalicão

Fotografias de Ana Pereira