Portugal Palestina: Arte pela Liberdade

O Freedom Theatre no Porto

 

Ouvi-te no quarto ao lado perguntar, “Mamã, eu sou Palestiniano?” Quando ela respondeu ‘Sim’ um silêncio pesado caiu sobre toda a casa.

Ghassan Kanafani

Portugal Palestina é uma mostra multidisciplinar de cultura palestiniana que inclui teatro, workshops, debates, cinema e artes plásticas e que enquadra a apresentação do Freedom Theatre no Porto.

O Freedom Theatre da Palestina é um centro cultural e comunitário no Campo de Refugiados de Jenin, na Cisjordânia ocupada, que dinamiza uma escola e companhia profissional de teatro, e que é codirigido por Micaela Miranda, actriz e encenadora portuguesa formada em Interpretação na ACE Escola de Artes.

Freedom Theatre apresentará Regresso à Palestina, espetáculo criado a partir das histórias reais contadas por habitantes do Campo de refugiados de Jenin, Fasayel, Campo de Refugiados de Dheisha, Mufaqara e Shujaya (Gaza), e Kanafani, uma criação com os alunos do terceiro ano da Escola do Freedom Theatre, encenada por Ahmad Tobasi, com inspiração na vida e obra de Ghassan Kanafani.

Paralelamente, esta Mostra pretende dar a conhecer outros criadores portugueses que, sob o ponto de vista artístico, têm uma relação íntima com a cultura e a identidades palestinianas.

Assim, a programação de cinema, com curadoria do casal luso-palestiniano de realizadores, Frederico Beja e Dália Abuzeid, incluirá os documentários de sua autoria Against The Wall, sobre o muro de separação, e Remember Us sobre os refugiados Palestinianos na Jordânia. Incluirá ainda, entre outros,  Journey of a Freedom Fighter, documentário sobre um membro da resistência em Jenin que trocou a M16 pelo Freedom Theatre e foi uma dos primeiros alunos daquela escola. Integra ainda a programação de cinema, o documentário Road Map To Apartheid, com co-autoria da Luso-Sul Africana Ana Nogueira, que estabelece um paralelismo entre as (antigas) formas de segregação sul-africana e Israelita.

Na sala D. Maria II, a artista plástica Joana Villaverde apresenta a vídeo-instalação 3AM Birzeit December 2015, criada a partir de uma das suas múltiplas residências artísticas na Palestina.

No dia 16 de setembro, a eurodeputada portuguesa Marisa Matias (presidente da Delegação do Parlamento Europeu para as Relações com os Países do Maxereque), dinamizará uma conversa sobre a Palestina que contará com a presença de Nabeel Al-Raee e Micaela Miranda (membros do Freedom Theatre), de Frederico Beja (realizador), Ivan Gonçalves (vice-presidente do Grupo parlamentar de Amizade Portugal-Palestina) e de Frank Barat (coordenador europeu da campanha BDS –Boicote/Desinvestimento/Sanções e membro do Tribunal Russel sobre a Palestina).

Finalmente, no sábado, terá lugar o lançamento no Porto de Amigos do Freedom Theatre, iniciativa que procura apoiar o trabalho da estrutura criando uma plataforma de intercâmbio cultural entre o Porto e a Palestina.

Informações

de 12 a 18 de setembro de 2016, no Palácio do Bolhão

 

 

TEATRO

(o valor reverteu na íntegra para o Freedom Theatre)

CINEMA | ENCONTRO | INSTALAÇÃO

A entrada é livre mediante a disponibilidade da sala

 

TODA A PROGRAMAÇÃO

TERÇA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO

 

ABERTURA

21:30 Inauguração de 3 AM Birzeit December 2015, de Joana Villaverde | INSTALAÇÃO

 

22:00 Journey of a Freedom Fighter | CINEMA DOCUMENTAL

Apresentação por Nabeel Al-Raee e Micaela Miranda

Against the Wall | CINEMA DOCUMENTAL

Apresentação por Frederico Beja

 

QUARTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO

 

18:00  Remember Us | CINEMA DOCUMENTAL

Apresentado por Frederico Beja

 

22:00 Kanafani | TEATRO

Freedom Theatre

 

QUINTA-FEIRA, 15 DE SETEMBRO

 

18:00 Roadmap to Apartheid | CINEMA DOCUMENTAL

Apresentação por Alda Sousa e Ana de Palma

 

22:00 Kanafani | TEATRO

Freedom Theatre

SEXTA-FEIRA, 16 DE SETEMBRO

 

18:00 Encontro/Debate

com Marisa Matias, Micaela Miranda, Frank Barat, Frederico Beja e Nabeel Al-Raee

 

22:00 Regresso à Palestina | TEATRO

Freedom Theatre

(seguido de conversa com o público)

 

SÁBADO, 17 DE SETEMBRO

16:00  The Wanted 18 | CINEMA DE ANIMAÇÃO

Apresentação por Ahmad Tomasi

 

18:00 Lançamento no Porto de Associação dos Amigos do Teatro da Liberdade na Palestina

 

22:00 Regresso à Palestina | TEATRO

Freedom Theatre

Conversa com o público

 

DOMINGO, 18 DE SETEMBRO

16:00 Regresso à Palestina | TEATRO

Freedom Theatre

Conversa com o público

 

OUTRA PROGRAMAÇÃO

Durante a semana houve um workshop com alunos da ACE Escola de Artes e do Freedom Theatre.

SEGUNDA-FEIRA, 12 DE SETEMBRO

21:30 Regresso à Palestina | TEATRO

na Quinta da Caverneira, no Teatro Art’Imagem

QUINTA-FEIRA, 15 DE SETEMBRO

19:30 Quintas Nómadas | CONVERSA

Com Hugo Cruz, no Mira Fórum

 

Esta iniciativa conta com o apoio de GUE/NGL (Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/ Esquerda Verde Nórdica no Parlamento Europeu) e da Rede TRANSFORM!

Agradecimento: Teatro Municipal do Porto