Romeu e Julieta

Coprodução ACE Teatro do Bolhão  e Centro Dramático de Viana

 

Autor de trinta e sete peças teatrais, Shakespeare é considerado o mais importante autor da língua inglesa e um dos mais influentes do mundo ocidental. A sua escrita reflete genialmente a riqueza cultural da corte isabelina, mas a universalidade da sua obra coloca-o em todas as épocas. As suas personagens têm o estatuto de arquétipo: amor juvenil, ciúme, ambição fatal … As suas tramas continuam a apaixonar, inspirando numerosas produções cinematográficas, literárias e televisivas.

Depois do desafio que foi Otelo, o Teatro do Bolhão envereda agora, pela mão de Eduardo Alonso e em coprodução com o Centro Dramático de Viana, por Romeu e Julieta.

Transportada para os dias de hoje, este Romeu e Julieta de Alonso destaca o dinamismo furioso da juventude, é veloz, intenso e jovem, muito jovem. Alguém afirmou mesmo que este é um “Romeu e Julieta Bershka”, esteticamente moderno e inspirado, um clássico transportado da medieval Verona para um espaço de reminiscências industriais. A linguagem de Romeu e Julieta é predominantemente actual, identificadora de um universo juvenil próximo, salvaguardando o essencial lirismo dos amantes e o virtuosismo do texto clássico.

O elenco respira essa juventude. Não poderia ser de outra forma: esta é a nossa singela homenagem a todos os alunos que saíram desta Academia que celebra agora 20 anos. Uma escola que ambicionou e continua a ambicionar a formação e plena integração dos seus jovens profissionais, valorizando o seu enorme talento e dinamizando o espectro cultural e artístico da cidade e do país. Este é o nosso sonho, substanciado e celebrado com Shakespeare pois com ele aprendemos ainda que somos “da mesma substância dos sonhos”.

 

de WILLIAM SHAKESPEARE

Tradução ANTÓNIO CAPELO

Direção Artística  (Dramaturgia, Encenação, Espaço Cénico e Desenho de Luz) EDUARDO ALONSO

Elenco ÂNGELA MARQUES, ANTÓNIO ALVES VIEIRA,  CRISTÓVÃO CARVALHEIRO, FÁBIO SOUSA, MANUELA PAULO, MÁRCIO CARNEIRO, REBECA CUNHA, RUBEN ANDRADE, SARA BARROS LEITÃO, SILVANO MAGALHÃES e TIAGO ARAÚJO

Sonoplastia BRAIS MORAM

Guarda Roupa e Adereços de Ator EQUIPA TAETO

Adaptação de Guarda-Roupa e Adereços LOLA SOUSA

Apoio Coreográfico DIOGO SANT’ANA

Apoio de Voz MARIA DO CÉU RIBEIRO

Direção Técnica PEDRO CARVALHO

Direção de Cena NATÉRCIO SILVA

Montagem e Operação de Luz PEDRO CORREIA

Montagem e Operação de Som FÁBIO FERREIRA

Execução e Manutenção de Guarda-Roupa GLÓRIA COSTA

Produção GLÓRIA CHEIO E GABRIELA POÇAS

Design Gráfico BERNARDO PROVIDENCIA

Fotografia ANA PEREIRA

Registo Vídeo EVA ÂNGELO

Informações

Duração Aproximada: 120′

Maiores de 12

 

de 9 de abril a 12 de maio de 2010, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo

de 5 a 23 de maio de 2010, no auditório da ACE, na Praça Coronel Pacheco, n 1

Fotografias de Ana Pereira