Workshop com Aja Ireland

15 de fevereiro

das 14:30 às 17:30

Inscrições até 13 de Fevereiro através de  sereducativo@ace-tb.com

 

Para todos aqueles que pretendam explorar competências nestas áreas bem como conhecer melhor os processos de criação desta performer.

 

Este workshop  possibilitará conhecer mais de perto o trabalho da artista de som experimental Aja Ireland. Serão explorados os mecanismos com que monta a descarga sonora que caracteriza as suas performances – samples criados a partir de field recordings, processados e manipulados no programa Abelton Live que ao vivo se tornam a base sobre a qual vocaliza ruídos perturbadores. Os participantes serão introduzidos a todos estes mecanismos, focando em estratégias de captação de som, montagem de uma livraria sonora própria, passando para componentes específicos do software com os quais manipula as texturas, gradientes e compõe os ambientes sonoros do seu complexo universo musical.

Além dos aspectos mais técnicos, Aja irá também abordar o espaço conceptual que conforma a sua prática artística. Desde as ilustrações que ganham vida em animações vibrantes projectadas em ecrãs durante os concertos, aos figurinos que a ajudam a transformar-se na personagem que encarna durante os mesmos, serão partilhadas estratégias para a construção de uma linguagem própria e da convocatória de diferentes referentes conceptuais para o espaço da performance.

 

 

Aja Ireland (Reino Unido) é uma artista sonora dedicada à exploração do grotesco e do obscuro pela manipulação experimental de ruído  psico-rítmico, gritos angustiados, aparelhos electrónicos feitos em casa, batidas industriais e drones distorcidos. Ao vivo, explora a estimulação do ambiente físico em que se confronta com o seu público para quebrar a estrutura convencional do concerto e promover novas relações entre público e artista. Faz uso da voz para acentuar essa relação, sendo comum a gravação de gritos de membros da plateia para os deixar ecoar em loop durante o espectáculo.

A artista inglesa foi nomeada em 2017 para The Oram Award e é também um dos porta-estandartes de uma nova vaga da música feita no Reino Unido, cunhada como New Weird Britain, e combina todos este elementos com uma performance ao vivo com um cariz psico-visceral que quebra barreiras e desafia o público a participar num ambiente em que os limites audiovisuais e sónicos são testados até ao seu máximo.

www.helloaja.co.uk

www.soundcloud.com/aja-ireland

www.facebook.com/musicwithaja

Informações

Nº Mínimo e Máximo de Participantes: 15

Data Limite de Inscrição: 13 de Fevereiro

Pré-inscrição obrigatória:  sereducativo@ace-tb.com

 

Palácio do Bolhão

Mensalidade: 15€