Workshop de Flying Low e Passing Through

com Cristina Planas Leitão

10 e 11 de Julho

das 14:30 às 18:30

 

Pré-inscrição obrigatória até 6 de julho através de  sereducativo@ace-tb.com

 

Para  todos aqueles que possuam já alguma experiência em dança contemporânea e pretendam adquirir formação nesta área a partir da abordagem específica das técnicas de Flying Low e Passing Through.

Vídeo de aula de Flying Low por Cristina Planas Leitão

 

Na minha aula, incorporo e partilho os conhecimentos da técnica de Flying Low de David Zambrano adaptadas à minha visão e prática artística, muitas vezes descrita como mais suave e espacialmente mais complexa, tendo como base uma aplicação somática e focada no corpo e sua densidade.

A técnica foca-se na relação com o chão utilizando sequências de movimento simples, que são praticadas a diferentes velocidades. Na minha prática, a dinâmica da aula aumenta progressivamente usando imagens, vários estados de consistência do corpo e densidade do espaço. O material desafia o participante a explorar coesão e expansão e muitos dos exercícios básicos são assim desconstruídos de uma forma exploratória por forma a adquirir o estado corpóreo ideal.

Passing Through é um conjunto de ferramentas organizadas em diversos capítulos desde o mais simples e próximo do indivíduo ao mais complexo, desafiando todo o espaço à nossa volta. Focamo-nos em criar e desenvolver sistemas complexos de liderança em forma de um grupo-rede, onde o grupo se move constantemente, deste modo, “Passing Through” é transformado numa composição espontânea. Neste workshop serão abordados todos os capítulos da técnica e criados jogos de abordagem da técnica.

Bio Cristina Planas Leitão

Cristina Planas Leitão

Licenciada pela ArtEZ (BA Dance, 2006) Trabalhou extensivamente com David Zambrano desde 2005 enquanto estudante. Em 2010 foi uma das 50 artistas convidadas a participar no projeto 50 days of Flying Low and Passing Through na Costa Rica ficando certificada nas duas técnicas de dança. Desde então tem leccionado internacionalmente em instituições como Tanzquartier Wien; Ginasiano Escola de Dança; Marameo (Berlin); K3/ Kampnagel Hamburg; Henny Jurriens Stichting, AmsterdamFórum Dança, Lisboa; Balleteatro; Dance IrelandFolkwang University – Essen; etc. Faz parte do corpo docente da ArtEZ e Codarts (NL).  De 2007 a 2012 trabalhou com a coreógrafa Gabriella Maiorino. Em 2011, de regresso ao Porto, foi uma das iniciadoras “encontros desNORTE” no Porto. Desde então, como intérprete colabora com Flávio Rodrigues, Isabelle Schad, Catarina Miranda e Marco da Silva Ferreira. Em 2011/12 é cocriadora e intérprete da The very delicious piece com Jasmina Krizaj. Estabelecem uma colaboração de longa duração continuando com a peça The Very Boring piece, seguidamente cria bear me e FM [featuring mortuum] com uma extensiva digressão nacional. Como diretora de ensaios, trabalha entre 2012-2014 com Hofesh Shechter e com Gregory Maqoma em 2015, ambos nas suas criações para a Companhia Instável. Em 2015 é uma das artistas selecionadas para participar no projeto The Porto Sessions, desenvolvido por Meg Stuart. Produz os seus trabalhos independentemente.

www.cristinaplanasleitao.com

Informações

Duração total: 8h

Nº Máximo e Nº Mínimo de Participantes (respetivamente):  19/14

Inscrição: 40€ (seguro incluído)