Antony Fernandes | Cardo-Roxo

Antony Fernandes

curso de 2007

 

Antony Fernandes

Nasceu em 1984. Estudou teatro na ACE Escola de Artes. Ao longo da sua formação e vida profissional teve a oportunidade de trabalhar com António Capelo, João Paulo Costa, Kuniaki Ida, Giorgio Barberio Corsetti, Moncho Rodriguez, Lígia Falcão, Pedro Giestas, etc. Trabalhou também com grandes companhias de teatro de rua tais como os Les Plasticiens Volants, França, e com Titanic Theatre, Alemanha. Conta também com uma participação na série juvenil Morangos com Açúcar. Em 2009 é convidado pela Lérias, Associação Cultural, de Miranda do Douro, a desenvolver uma companhia de teatro comunitário.

Enquanto músico aprendeu a tocar gaita de fole em 2006 com Ricardo Coelho e estudou música tradicional na escola Sjöviks Folkhögskola, Suécia. Foi fundador do grupo Míscaros e tocou em vários grupos de animação de rua. Musicou um espetáculo de teatro do TeatroEnsaio e um da ACE Teatro do Bolhão. Lecionou gaita de fole em Miranda do Douro e em Cabeceiras de Basto. Atualmente faz parte do Coletivo Identidades, é músico no grupo Gaiteiros da Ponte Velha e fundador e formador na Cardo-Amarelo.

 

CARDO-ROXO

Música

30 de abril,  às 19:00

 

Barítono, säckpipa ANTONY FERNANDES

Soprano, violas da gamba CARMINA REPAS GONÇALVES

 

ALVORADA

A música que vos oferecemos é resultado de dois anos pesquisa e reflexão sobre as nossas tradições musicais mais antigas e a forma como sobrevivem até hoje, quer através de recolhas áudio, vídeo ou transcrições quer através de tradições vivas. Assim, este disco reflete o nosso primeiro contacto consciente com a enorme diversidade e complexidade da nossa música tradicional; de música instrumental a vocal, de música de festa a música de trabalho, da Madeira a Trás-os-Montes, procurámos entender e evidenciar a nossa identidade musical. Conscientes da enorme responsabilidade que é utilizar e modificar este repertório à nossa imagem, esforçámo-nos por não deturpar as características essenciais do mesmo, uma vez que para nós é fundamental divulgá-lo de forma cuidada, informada e adequada à nossa instrumentação. Esperamos que seja do vosso agrado e que vos desperte a curiosidade para procurar e conhecer a nossa tradição musical que tem tanto de bela como de surpreendente.

Cardo-Roxo

Cardo-Roxo é um duo constituído por Antony Fernandes e Carmina Repas Gonçalves, um casal de músicos residente no Porto. Este projeto nasce em 2012 da vontade de reproduzir e fazer chegar ao público a música tradicional portuguesa com uma nova perspetiva.

Cardo-Roxo propõe uma abordagem baseada na escuta, no gosto pelo silêncio e pelo volume natural dos instrumentos utilizados sem amplificação ou outros efeitos artificiais. O objetivo é convidar o público a desfrutar de um concerto intimista e agradável, explorando ao máximo os recursos dos instrumentos e o espaço em que se encontram.

A par com a dimensão contemplativa e sempre com o objetivo de reestabelecer a ligação entre o público e as suas próprias raízes, fazem uma escolha muito cuidada das melodias que lhes chegam através de recolhas áudio, vídeo e escritas sobre as quais constroem arranjos que respeitam as características sonoras e emotivas das mesmas. As suas músicas são assim simultaneamente originais/modernas e familiares/antigas no sentido em que, por um lado se esforçam por alterar o mínimo possível a fonte musical e, por outro, o renovam à sua imagem.

Informações e Reservas

Duração aproximada: 60′

 

Entrada livre mediante lotação disponível

Informações e reservas: bilheteira@ace-tb.com ou 222 089 007