mediação

diálogo

As principais linhas de força do S.E. emergem do encontro do público com o espetáculo. 
O S.E. consolida assim a sua intenção de valorizar as principais dimensões que o edificam, a companhia e a escola, ao promover uma relação sinergética entre estas matrizes no diálogo que estabelecem através do teatro com o público, entendendo a importância da produção de pensamento sobre as mais diversas formas e de um posicionamento sobre o que fazemos e como o fazemos.

relação sinergética

ensaios abertos e aulas abertas

ensaios abertos e aulas abertas

Sessões orientadas pelos(as) professores(as) da ACE ou convidados(as), dirigidas à sua comunidade de estudantes, bem como a outras comunidades vocacionadas e ao público do espetáculo em questão, com a intenção de, com recurso a suportes de apoio dramatúrgico, criados para esse fim, abordar áreas da pedagogia teatral e artística, na órbita da programação do Teatro do Bolhão.

seminários e encontros na órbita dos espetáculos

seminários e encontros na órbita dos espetáculos

Serão desenvolvidos em continuidade, na relação com a programação do TB, sempre que se justifique, na pertinência e importância de trazermos o foco do espetador e da espetadora para determinados âmbitos de reflexão, com o propósito de desafiar dramaturgos e dramaturgas, encenadores e encenadoras,  teóricos e teóricas, entre outras personalidades artísticas - a envolver o público em torno das temáticas propostas.

leituras animadas

leituras animadas

Em sintonia com os projetos educativos das Escolas, a partir de textos do âmbito dos planos curriculares da disciplina de Português do 2º ciclo.
Nesta edição partiremos do texto poético, como mote indutor para uma oficina que tem como ponto de partida e de chegada as leituras animadas. Primeiramente, serão apresentadas leituras possíveis, pela voz e corpo da atriz Marta Leitão, num ambiente propício ao ato de escutar. Seguem-se os jogos dramáticos e dinâmicas criativas, para através da oralidade, explorar e interpretar, com a voz e com o corpo, a própria imaginação.
Convidamos assim todas as pessoas a conhecerem a diversidade de vozes e corpos que habitam a cabeça de cada uma, com a intenção de estimular formas singulares de interpretação de textos poéticos - para que ocupem o corpo e o pensamento - desenvolvendo competências essenciais de expressão, comunicação e relação, através de ferramentas próprias da prática teatral,  que irão redimensionar estas, mas também, próximas leituras.

a escola do teatro

a escola do teatro

Para alunas e alunos do 5º ao 8º anos