ACE Escola de Artes

uma referência nacional na formação nas artes do espetáculo
ace Porto
-
ace Famalicão
-
ace - Curso Básico de Teatro

Um curso profissional é um curso de dupla certificação em que a/o jovem, além de obter um certificado do ensino secundário que lhe permite a continuação de estudos no ensino superior, adquire também uma qualificação profissional de Nível 4, para ingresso no mundo do trabalho.

Com um modelo pedagógico próprio e uma dinâmica formativa focada na realidade profissional e no contexto cultural, na ACE Porto todos os projetos dos cursos são desenvolvidos num trabalho conjunto de estudantes e docentes dos três cursos: Intérprete (Ator/Atriz), Cenografia, Figurinos e Adereços e Luz e Som. Esse trabalho conjunto acontece ao longo dos projetos (FCT - Formação em Contexto de Trabalho) dos três anos de formação, culminando na PAP (Prova de Aptidão Profissional).

cursos profissionais

curso profissional de cenografia, figurinos e adereços

curso profissional de cenografia, figurinos e adereços

curso de intérprete de dança contemporânea

curso de intérprete de dança contemporânea

curso profissional de intérprete (ator / atriz) - Famalicão

curso profissional de intérprete (ator / atriz) - Famalicão

curso profissional de intérprete (ator / atriz) - Porto

curso profissional de intérprete (ator / atriz) - Porto

curso profissional de luz e som

curso profissional de luz e som

Em 1990 nasce a ACE (Academia Contemporânea do Espetáculo) fruto da experiência de profissionais integrados/as no meio artístico, membros das companhias profissionais de teatro do Porto e com o apoio da Câmara Municipal do Porto, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação Eng. António de Almeida e do Governo Civil do Porto.

Em 2002 é criada a companhia de teatro Teatro do Bolhão que desde sempre manteve uma ligação sinergética com a ACE, não só porque ocupam o mesmo espaço criativo, mas também porque desenvolve um trabalho de continuidade entre a formação e a realidade profissional, integrando na sua programação as jovens e os jovens profissionais formadas/os pela Escola.

Em 2015 instala-se no Palácio do Bolhão, passa a sua designação para ACE Escola de Artes e assume o Polo da ACE Famalicão.

Em 2017 promove, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação o projeto piloto do Curso Básico de Teatro que estará na origem da sua homologação em 2022 com a publicação da Portaria Nº 65/2022 de 1 de fevereiro. 
 

Com um plano de formação nascido do meio teatral e fortemente alicerçado nas suas práticas profissionais, a escola contribuiu de forma vital para a renovação da produção teatral na região norte e em todo o país.

Ao fim de mais de trinta anos é já difícil contabilizar o número de profissionais que se formaram na nossa escola e que enriquecem o tecido cultural do nosso país. Encenadores e encenadoras, atores e atrizes, desenhadores e desenhadoras de luz, sonoplastas, cenógrafos, cenógrafas e figurinistas, que se espalharam por Portugal e pelo mundo e que foram, são e serão sempre ACE.

história

Missão, Princípios e Valores

Missão, Princípios e Valores

projeto pedagógico

A ACE tem um projeto educativo e uma metodologia pedagógica únicos no panorama nacional. Únicos porque todo o processo de formação e a a oferta formativa replica a realidade profissional. 

 

Um espetáculo não se faz só com um profissional, há sempre uma equipa. 

Para um espetáculo precisamos de intérpretes, mas também de pessoas responsáveis pela cenografia, pelos figurinos, pela luz, pelo som, pela caraterização e maquilhagem, pela direção de cena e pela produção, entre outras.

A oferta formativa da ACE reproduz exatamente todas essas valências e ao longo do percurso escolar os alunos e as alunas dos diferentes cursos trabalham, desde o 1º ano, em conjunto, desenvolvendo projetos onde se relacionam com todos os elementos que compõem o mundo do espetáculo, em contexto real de trabalho, fomentando o trabalho coletivo, numa abordagem sistémica e promotora de competências técnicas e artísticas, mas também sociais e éticas.

Esta dinâmica é reforçada pelo facto de praticamente todas as nossas professoras e todos os nossos professores, mesmo das componentes teóricas, terem ligações às artes do espetáculo, desenvolvendo projetos profissionais, tendo as suas companhias e integrando ativamente contextos artísticos e culturais. O facto de termos uma ligação umbilical com a companhia de teatro Teatro do Bolhão, potencia todo esse trabalho e permite oportunidades de formação únicas e marcantes no percurso formativo da nossa comunidade estudantil.

 

É a única escola a nível nacional que proporciona às/aos jovens esta oferta e metodologia e, mais recentemente, a criação do Curso Básico de Teatro veio permitir começar este trabalho mais cedo, já com crianças e jovens no Ensino Básico. 

oferta formativa

oferta formativa

inscrição e condições de acesso

Estão abertas as inscrições para a ACE Porto e a ACE Famalicão, presencialmente, nas secretarias das nossas escolas, ou online, neste site.

As provas de seleção serão realizadas presencialmente nas duas escolas nas seguintes datas:

 

ACE PORTO
1ª Fase – 2 a 5 de abril
2ª Fase – 25 a 28 de junho

 

ACE FAMALICÃO
1ª Fase – 20 a 21 de junho
2ª Fase – 4 e 5 de julho

 

Os cursos da ACE Escola de Artes têm duração de três anos e equivalem ao 12º ano (qualificação profissional nível IV)

 

Apoios

Subsídio de Alimentação, Transporte e possibilidade de Subsídio de Alojamento.

A frequência não implica o pagamento de propinas mensais 

 

Pré-requisitos

Escolaridade 9º ano

Ter entre 14 e 19 anos

1 fotografia+fotocópia do cc

Pré-Inscrição: envio ou entrega do boletim de pre-inscrição + pagamento de jóia (35 euros) + Provas de seleção (a divulgar atempadamente)

Em caso de desistência, o valor da jóia não será devolvido  

 

Após seleção, deverá entregar os seguintes documentos:

Cópia do CC e NIF

Certificado de Habilitações

Vacina anti-tétano

3 Fotografias tipo passe

Atestado de Aptidão Física (só para Curso de Interpretação)

Comprovativo de IBAN (O/A aluno/a deverá ser o/a primeiro/a titular de conta)

 

 

 

 

 

perguntas frequentes

algumas das questões que nos colocam mais frequentemente

Que tipo de escola é a ACE?

A ACE é uma escola profissional de artes do espetáculo, tutelada pelo Ministério da Educação e financiada pelo POCH, que promove formação de dupla certificação: nível IV de qualificação e equivalência ao ensino secundário (12º ano).

Onde está sediada a ACE?

A ACE tem a sua sede no centro do Porto, entre Avenida dos Aliados e o Mercado do Bolhão e possui um Polo em Vila Nova de Famalicão - ACE Famalicão, mesmo no centro da cidade, junto à Central de Transportes e entrada principal do Parque da Cidade. Ver localização das duas escolas aqui: ACE Porto e ACE Famalicão

Quais são os requisitos para me candidatar à ACE?

A ACE leciona cursos profissionais, por isso os principais requisitos são possuir o 9º ano de escolaridade, gostar muito de artes do espetáculo e ter vontade de saber mais. 

Também oferece o Ensino Artístico Especializado para crianças e jovens que frequentam o ensino básico (2º e 3º ciclos). 

Como me candidato aos cursos da ace?

Para te candidatares a qualquer curso da ACE, podes preencher o boletim de pré-inscrição, aqui.
Não é possível inscreveres-te presencialmente nas nossas escolas.

Tenho de realizar provas para ingressar nos cursos?

No acesso a qualquer curso da ACE tens que realizar provas de ingresso com o objetivo de te ficarmos a conhecer melhor.

Nenhuma prova é eliminatória, deves prepará-las, mas não deves ter receio de as fazer.

Há vários tipos de provas conforme o curso a que te candidatas e distribuem-se por:

- provas de cariz mais teórico, para aferir as motivações, os interesses, os conhecimentos e as expressões oral e escrita dos/as candidatos/as;

- provas práticas, individuais e/ou coletivas, destinadas a aferir competências específicas dos/as candidatos/as nas áreas dos diferentes cursos e a promover, paralelamente, a desinibição do candidato/a e a sua integração no grupo;

- entrevista destinada a aferir as motivações, os interesses e perfil dos/as candidatos/as.

Não é exigido nenhum pré-requisito para qualquer curso. Mesmo sem qualquer experiência nas diversas áreas de formação podes candidatar-te. Não precisas de saber dança, teatro, ou circo, por exemplo, para te candidatares a esses cursos.

Datas das provas de seleção
ACE PORTO
1ª Fase – 2 a 5 de abril
2ª Fase – 25 a 28 de junho

ACE FAMALICÃO
1ª Fase – 20 a 21 de junho
2ª Fase – 4 e 5 de julho

Para saberes mais sobre as provas para cada curso, consulta o Regulamento das Provas de Ingresso para este ano letivo, que estará disponível em breve no nosso site.

Se tiver alguma dúvida sobre o processo de candidatura e/ou provas, tenho apoio da ACE?

Para esclareceres as tuas dúvidas ou para falares com os Diretores e Diretoras dos cursos, contacta-nos através do nosso call center:
Porto - 917 939 020
Famalicão - 914 485 257

ou através das secretarias:
Porto - 222 089 007
Famalicão - 252 028 515

Posso visitar a escola?

Ao longo do ano letivo realizamos diversas visitas à ACE Porto e ACE Famalicão, Segue a nossa divulgação nas nossas redes sociais para não perderes essas oportunidades ou contacta-nos. 

Se tiver indecisão quanto ao curso que devo escolher, o que posso fazer?

É importante perceberes qual é o curso que te faz estar interessado/a em conhecer e querer saber mais. Procura mais informação sobre os diferentes cursos, conhecer bem as suas caraterísticas, disciplinas e saídas profissionais. Vê todos os cursos e não só aquele que estás à procura. Quanto mais conheceres, mais bem informado/a estás para refletires e decidires. Fala com a tua família, fala com os/as nossos/as Diretores/as de Curso, com alunos/as que já estejam a frequentar a escola, pesquisa testemunhos de antigos/as alunos/as, segue-nos nas redes sociais e se quiseres falar com alguém em relação à tua escolha, procura o nosso Serviço de Psicologia.

Se eu ingressar num curso profissional de Artes do Espetáculo que disciplinas vou ter?

Consulta os planos de estudo dos diversos cursos e fica a saber todas as disciplinas e carga horária de cada uma.

O que é uma FCT?

FCT é a sigla de Formação em Contexto de Trabalho que no nosso caso é a criação e produção de um espetáculo. Podes ficar a saber tudo sobre as FCT aqui.

Como funciona a avaliação de um curso profissional?

As disciplinas de cada curso encontram-se organizadas por módulos de formação. A progressão no curso é feita através da conclusão de módulos que são distribuídos pelos três anos de formação. Para se concluir o curso, as alunas e os alunos têm de concluir todos os módulos, a FCT e a Prova de Aptidão Profissional.

Os cursos profissionais da ACE preparam os alunos e as alunas para o ensino superior?

Os cursos profissionais são cursos de dupla certificação. Ou seja, preparam para o ingresso no mundo do trabalho e para o ingresso no ensino superior. Todos os anos uma percentagem significativa (mais de 50%) das nossas alunas e dos nossos alunos ingressam no ensino superior em Portugal e no estrangeiro. As pessoas formadas na ACE ficam preparadas para continuarem os seus estudos no ensino superior nas áreas de formação – teatro, cinema, dança, artes do espetáculo, nas áreas técnicas e plásticas – ou em outras áreas de formação: vários ex-alunos e várias ex-alunas da ACE são hoje profissionais nas áreas da psicologia, do ensino, do direito, da sociologia, do jornalismo na enfermagem, etc..

Qual a relação que a ACE tem com o mercado de trabalho?

A ACE mantém uma relação muito próxima com o mercado de trabalho. Por um lado, os professores e professoras das componentes práticas e científicas são profissionais das artes do espetáculo. São atores e atrizes, encenadores ou encenadoras, coreógrafos e coreógrafas, cenógrafos e cenógrafas, figurinistas, desenhadores ou desenhadoras de luz ou de som e produtores ou produtoras, que se encontram no ativo e que possuem também projetos profissionais próprios. Ao longo do curso, na FCT e na PAP terás experiências de formação muito próximas da realidade profissional, que resultam em espetáculos apresentados ao público em geral. Por outro lado, a escola trabalha em sinergia com o Teatro do Bolhão, o que permite às alunas e aos alunos a participação em vários projetos e iniciativas da companhia durante os três anos de curso.

Quais são as saídas profissionais?

As saídas profissionais são diversas e ao longo do percurso de formação deves ir trabalhando no sentido da construção do teu percurso em termos profissionais. Tal como em todas as outras áreas profissionais a tua atitude após o curso é determinante na construção desse percurso.
Especificando para cada curso:

Cenografia, Figurinos e Adereços: só há dois cursos a nível nacional, de modo que há sempre procura de bons profissionais a esse nível. Podem trabalhar em imensas áreas e são profissionais extremamente polivalentes, pois lidam com todo o tipo de materiais e conseguem criar ambientes especiais: alguns, além das áreas artísticas, trabalham em decoração de espaços e vitrinismo; outros enveredam para as áreas da moda, da criação de roupa, outros ainda desenvolvem projetos artísticos nas artes plásticas.

Dança: sendo uma formação mais conhecida e de que existem muitos cursos em Portugal, a sua saída é muito diversificada. As pessoas que estudam na ACE ficam prontas a realizar projetos artísticos em diferentes áreas: dança, televisão, teatro musical, performance, etc. Podem desenvolver projetos próprios e, juntando-se a outros/outras profissionais, criar projetos profissionais de grupos ou companhias; atualmente estes/estas profissionais são também muito procurados/as para integrarem projetos de cariz social e educativo, participando também como agentes de desenvolvimento em projetos sociais. Podem também trabalhar com pessoas de todas as idades e condições no sentido da criação de oficinas de formação e grupos artísticos de associações e autarquias. Podem ainda ser professores/professoras de dança no Ensino Integrado de Dança.

Interpretação Ator/Atriz: As saídas profissionais são imensas: teatro, cinema, TV, teatro musical, teatro de rua, performance, dobragem, etc. Podem desenvolver projetos próprios e, juntando-se a outros/outras profissionais, criar projetos profissionais de grupos ou companhias; atualmente estes/estas profissionais são também muito procurados/as para integrarem projetos de cariz social e educativo, participando também como agentes de desenvolvimento em projetos sociais. Podem ainda trabalhar com pessoas de todas as idades e condições no sentido da criação de oficinas de formação e grupos artísticos de associações e autarquias.

Luz, Som e Efeitos Cénicos: há muita procura de técnicos e de técnicas a esse nível. Podem trabalhar em todas as áreas do espetáculo e todo o tipo de eventos que impliquem a componente técnica da luz, som e efeitos. Por exemplo: teatro, dança, circo, ópera, televisão, cinema, festivais, eventos diversos. Podem especializar-se em algumas áreas, nomeadamente nas áreas do Técnico/Técnica de Som, Técnico/Técnica de Luz, do Desenho de Luz, da Sonoplastia e dos Efeitos Especiais.

Quem são os professores e as professoras da ACE?

Colocar link para CORPO DOCENTE

A que apoios tenho direito como estudante da ACE?

Subsídio de Alimentação

É atribuído por cada dia de frequência aulas por um período igual ou superior a três horas, um subsídio de alimentação. As faltas injustificadas dão lugar ao desconto no subsídio de refeição do dia da falta, independentemente do número de horas.

Subsídio de Transporte

As alunas e os alunos têm direito a um subsídio de transporte, durante a frequência das aulas e a realização da FCT, correspondente ao valor do transporte coletivo. O seu pagamento é mensal, mediante a apresentação do respetivo comprovativo de compra. No caso de não ser possível a utilização de transporte coletivo, a aluna ou o aluno tem direito a um subsídio de transporte até ao limite máximo de 15% do indexante dos apoios sociais e desde que o não aufira subsídio de alojamento.

Bolsa de material de estudo

As alunas e os alunos beneficiarão de uma bolsa de material de estudo, em função do grau de carência económica, a qual é aferida pelo escalão do abono de família.

Subsídio de Alojamento

A atribuição do subsídio de alojamento depende da autorização específica do POCH. Este subsídio pode ser requerido pelas alunas e pelos alunos que residam a mais de 50Km da Escola ou que não tenham transporte coletivo compatível com o horário escolar. O valor do subsídio de alojamento é estipulado por lei.

Como é o horário semanal?

Os horários das turmas desenrolam-se entre as 9:00 e às 18:00 na ACE do Porto e entre as 8:50 e as 18:00 na ACE Famalicão, havendo geralmente uma tarde ou manhã livre por semana. Por vezes, em situações de projetos os horários são alterados podendo ocupar períodos de fim de tarde e noite e mesmo fim de semana. Dada a especificidade da formação, pode acontecer que os horários tenham que ser submetidos todas as semanas a ajustes.