ACE Escola de Artes
uma referência nacional na formação nas artes do espetáculo
ace Porto
-
ace Famalicão
-
ace - Curso Básico de Teatro

Um curso profissional é um curso de dupla certificação em que a/o jovem, além de obter um certificado do ensino secundário que lhe permite a continuação de estudos no ensino superior, adquire também uma qualificação profissional de Nível 4, para ingresso no mundo do trabalho.
Com um modelo pedagógico próprio e uma dinâmica formativa focada na realidade profissional e no contexto cultural, na ACE Porto todos os projetos dos cursos são desenvolvidos num trabalho conjunto de estudantes e docentes dos três cursos: Intérprete (Ator/Atriz), Cenografia, Figurinos e Adereços e Luz e Som. Esse trabalho conjunto acontece ao longo dos projetos (FCT - Formação em Contexto de Trabalho) dos três anos de formação, culminando na PAP (Prova de Aptidão Profissional).
cursos profissionais

curso profissional de cenografia, figurinos e adereços

curso profissional de intérprete (ator / atriz) - Famalicão

curso profissional de intérprete (ator/atriz) - porto

curso profissional de luz e som
Em 1990 nasce a ACE (Academia Contemporânea do Espetáculo) fruto da experiência de profissionais integrados/as no meio artístico, membros das companhias profissionais de teatro do Porto e com o apoio da Câmara Municipal do Porto, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação Eng. António de Almeida e do Governo Civil do Porto.
Em 2002 é criada a companhia de teatro Teatro do Bolhão que desde sempre manteve uma ligação sinergética com a ACE, não só porque ocupam o mesmo espaço criativo, mas também porque desenvolve um trabalho de continuidade entre a formação e a realidade profissional, integrando na sua programação as jovens e os jovens profissionais formadas/os pela Escola.
Em 2015 instala-se no Palácio do Bolhão, passa a sua designação para ACE Escola de Artes e assume o Polo da ACE Famalicão.
Em 2017 promove, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação o projeto piloto do Curso Básico de Teatro que estará na origem da sua homologação em 2022 com a publicação da Portaria Nº 65/2022 de 1 de fevereiro.
Com um plano de formação nascido do meio teatral e fortemente alicerçado nas suas práticas profissionais, a escola contribuiu de forma vital para a renovação da produção teatral na região norte e em todo o país.
Ao fim de mais de trinta anos é já difícil contabilizar o número de profissionais que se formaram na nossa escola e que enriquecem o tecido cultural do nosso país. Encenadores e encenadoras, atores e atrizes, desenhadores e desenhadoras de luz, sonoplastas, cenógrafos, cenógrafas e figurinistas, que se espalharam por Portugal e pelo mundo e que foram, são e serão sempre ACE.
história
Missão, Princípios e Valores

projeto pedagógico
A ACE tem um projeto educativo e uma metodologia pedagógica únicos no panorama nacional. Únicos porque todo o processo de formação e a a oferta formativa replica a realidade profissional.
Um espetáculo não se faz só com um profissional, há sempre uma equipa.
Para um espetáculo precisamos de intérpretes, mas também de pessoas responsáveis pela cenografia, pelos figurinos, pela luz, pelo som, pela caraterização e maquilhagem, pela direção de cena e pela produção, entre outras.
A oferta formativa da ACE reproduz exatamente todas essas valências e ao longo do percurso escolar os alunos e as alunas dos diferentes cursos trabalham, desde o 1º ano, em conjunto, desenvolvendo projetos onde se relacionam com todos os elementos que compõem o mundo do espetáculo, em contexto real de trabalho, fomentando o trabalho coletivo, numa abordagem sistémica e promotora de competências técnicas e artísticas, mas também sociais e éticas.
Esta dinâmica é reforçada pelo facto de praticamente todas as nossas professoras e todos os nossos professores, mesmo das componentes teóricas, terem ligações às artes do espetáculo, desenvolvendo projetos profissionais, tendo as suas companhias e integrando ativamente contextos artísticos e culturais. O facto de termos uma ligação umbilical com a companhia de teatro Teatro do Bolhão, potencia todo esse trabalho e permite oportunidades de formação únicas e marcantes no percurso formativo da nossa comunidade estudantil.
É a única escola a nível nacional que proporciona às/aos jovens esta oferta e metodologia e, mais recentemente, a criação do Curso Básico de Teatro veio permitir começar este trabalho mais cedo, já com crianças e jovens no Ensino Básico.
informações

perguntas frequentes
algumas das questões que nos colocam com frequência
Que tipo de escola é a ACE?
A ACE é uma escola profissional de artes do espetáculo, tutelada pelo Ministério da Educação e financiada pelo POCH. A ACE oferece formação de dupla certificação: nível IV de qualificação e equivalência ao ensino secundário (12º ano).
Onde está sediada a ACE?
A sede da ACE localiza-se no centro do Porto - ACE Porto - Rua Formosa, 342, próximo ao Mercado do Bolhão.
Existe ainda um pólo em Vila Nova de Famalicão - ACE Famalicão - R. da Associação Moradores das Lameiras, junto à Central de Transportes e entrada principal do Parque da Cidade.
Quais são os requisitos para me candidatar à ACE?
A ACE leciona cursos profissionais artísticos do 10º ao 12º ano. Por isso, deves ter o 9º ano completo quando prestas provas e ter interesse pelas diversas dimensões do espetáculo: interpretação, luz e som, cenografia, figurinos e adereços. Para saber mais sobre a nossa formação profissional clica aqui.
A ACE oferece também Ensino Artístico Especializado para crianças e jovens que frequentam o Ensino Básico (2º e 3º ciclos), através do Curso Básico de Teatro.
Como me candidato aos cursos da ACE?
Basta preencher o link de pré-inscrição aqui. Queremos muito conhecer o teu talento.
Tenho de realizar provas para ingressar nos cursos?
No acesso a qualquer curso da ACE tens que realizar provas de ingresso para ficarmos a conhecer-te melhor. Deves preparar a provas, mas não deves ter receio de as fazer - nenhuma prova é eliminatória. Existem diferentes tipos de provas, conforme o curso a que te candidatas, nomeadamente:
> Provas teóricas, para aferir as motivações, os interesses, os conhecimentos e as expressões oral e escrita de quem se candidata;
> Provas práticas (individuais e/ou coletivas), destinadas a aferir competências específicas dos diferentes cursos e a promover, paralelamente, a desinibição de quem se candidata, e a sua integração no grupo;
> Entrevista destinada a aferir as motivações, os interesses e perfil dos/as candidatos/as.
Não há pré-requisitos para qualquer curso. Por isso, mesmo sem qualquer experiência nas diversas áreas de formação, podes candidatar-te.
As datas das provas de seleção para o ano letivo 25/26 serão anunciadas brevemente.
Em breve, estará também disponível o Regulamento das Provas de Ingresso para este ano letivo.
Se tiver alguma dúvida sobre o processo de candidatura e/ou provas, tenho apoio da ACE?
Para esclareceres as tuas dúvidas ou para falares com os Diretores e Diretoras dos cursos, contacta-nos através do nosso call center:
Porto - 917 939 020
Famalicão - 914 485 257
ou através das secretarias:
Porto - 222 089 007
Famalicão - 252 028 515
Posso visitar a escola?
Ao longo do ano letivo, organizamos diversas visitas à ACE Porto e ACE Famalicão.
Segue-nos nas redes sociais para ficares a par das próximas datas:
ACE Porto -> Facebook | Instagram
ACE Famalicão -> Facebook | Instagram
Ou contacta-nos para agendar uma visita:
escola@ace-tb.com | 22 208 9007(ACE Porto)
acefamalicao@ace-tb.com | 25 202 8515 (ACE Famalicão)
Se houver indecisão quanto ao curso que devo escolher, o que posso fazer?
Começa por explorar o nosso website para obter informação detalhada sobre cada curso: disciplinas, carga horária, conteúdos, saídas profissionais. Recolhe informação sobre todos os cursos e não apenas sobre aquele que seria a tua primeira opção. Quanto mais conheceres, mais bem informado/a estás para refletires e decidires.
Conversa com a tua família, fala com os/as nossos/as Diretores/as de Curso, com alunos/as que já estejam a frequentar a escola. Além disso, podes conhecer testemunhos de quem já frequentou a nossa formação e seguir-nos nas redes sociais.
Se quiseres falar com alguém em concreto sobre a tua escolha, podes contactar o nosso Serviço de Psicologia.
Se eu ingressar num curso profissional de Artes do Espetáculo que disciplinas vou ter?
Podes consultar os planos de estudo de cada curso no nosso website, onde encontras informação detalhada sobre as disciplinas que cada curso oferece. Se precisares de aconselhamento mais próximo, podes conversar com os Diretores de Curso ou com o nosso Serviço de Psicologia, contactando a ACE.
O que é uma FCT?
FCT é a sigla de Formação em Contexto de Trabalho.
A Formação em Contexto de Trabalho está organizada em regime de projeto.
Os projetos são momentos de formação em que os participantes interrompem totalmente a atividade curricular regular, num contexto simulado de produção profissional de um espetáculo.
Podem também desenvolver-se num âmbito mais experimental, em regime de oficina ou seminário.
Os alunos e as alunas de todos os cursos são envolvidos nas várias fases da F.C.T. (criação, ensaios, montagens, apresentação a público e desmontagem), e é nesse esforço coletivo que o espetáculo é construído, perspectivando-se o desenvolvimento de uma atitude ética, técnica e artística profissional.
Como funciona a avaliação de um curso profissional?
As disciplinas de cada curso encontram-se organizadas por módulos de formação. A progressão no curso é feita através da conclusão de módulos que são distribuídos pelos três anos de formação. Para se concluir o curso, as alunas e os alunos têm de concluir todos os módulos, a FCT e a Prova de Aptidão Profissional.
Os cursos profissionais da ACE preparam os alunos e as alunas para o ensino superior?
Os cursos profissionais são cursos de dupla certificação. Ou seja, preparam para o ingresso no mundo do trabalho e para o ingresso no ensino superior. Todos os anos, uma percentagem significativa (mais de 50%) das nossas alunas e dos nossos alunos ingressam no Ensino Superior em Portugal ou no estrangeiro.
As pessoas formadas na ACE ficam preparadas para continuar os seus estudos no Ensino Superior nas áreas de formação – teatro, cinema, dança, artes do espetáculo, nas áreas técnicas e plásticas – ou em outras áreas de formação, como Psicologia, Ensino, Direito, Sociologia, Jornalismo, Arquitetura, Belas Artes, entre outras.
Qual a relação que a ACE tem com o mercado de trabalho?
A ACE mantém uma relação muito próxima com o mercado de trabalho. Por um lado, os professores e professoras das componentes práticas e científicas são profissionais das artes do espetáculo. São atores e atrizes, encenadores ou encenadoras, coreógrafos e coreógrafas, cenógrafos e cenógrafas, figurinistas, desenhadores ou desenhadoras de luz ou de som e produtores ou produtoras, que se encontram no ativo e que possuem também projetos profissionais próprios.
Ao longo do curso, na FCT e na PAP terás experiências de formação muito próximas da realidade profissional, que resultam em espetáculos apresentados ao público em geral. Por outro lado, a escola trabalha em sinergia com o Teatro do Bolhão, o que permite às alunas e aos alunos a participação em vários projetos e iniciativas da companhia durante os três anos de curso.
Quais são as saídas profissionais?
As saídas profissionais são diversas e, ao longo do teu percurso de formação, deves ir trabalhando no sentido da construção do teu percurso profissional. Tal como em todas as outras áreas profissionais, a tua atitude após o curso é determinante na construção de oportunidades.
Em Cenografia, Figurinos e Adereços só existem 2 cursos a nível nacional, o que significa que há sempre bastante procura de profissionais qualificados. Após a conclusão do curso serás um profissional polivante, pois lidas com todo o tipo de materiais e conseguirás criar ambientes especiais. Alguns profissionais, além das áreas artísticas, trabalham em decoração de espaços e vitrinismo; outros enveredam para as áreas da moda, da criação de roupa, outros ainda desenvolvem projetos artísticos nas artes plásticas.
Com o curso de Intérprete Ator/Atriz as saídas profissionais são diversas: teatro, cinema, TV, teatro musical, teatro de rua, performance, dobragem, etc. Muitos profissionais desenvolvem projetos próprios ou, juntando-se a outros/outras profissionais, criam projetos profissionais de coletivos ou companhias de teatro. Atualmente estes profissionais são também muito procurados para integrarem projetos de cariz social, educativo e comunitário, participando também como agentes de desenvolvimento em projetos sociais. Podem ainda trabalhar com pessoas de todas as idades e condições, no sentido da criação de oficinas de formação e grupos artísticos de Associações e autarquias.
Quanto aos profissionais de Luz e Som estes podem trabalhar em todas as áreas do espetáculo e todo o tipo de eventos que impliquem a componente técnica da luz, som e efeitos. Por exemplo: teatro, dança, circo, ópera, televisão, cinema, festivais, eventos diversos. Podem especializar-se em algumas áreas, nomeadamente nas áreas do Técnico/Técnica de Som, Técnico/Técnica de Luz, do Desenho de Luz, da Sonoplastia e dos Efeitos Especiais.
Quem são os professores e as professoras da ACE?
[informação disponível em breve]
A que apoios tenho direito como estudante da ACE?
Subsídio de Alimentação
É atribuído por cada dia de frequência aulas por um período igual ou superior a três horas, um subsídio de alimentação. As faltas injustificadas dão lugar ao desconto no subsídio de refeição do dia da falta, independentemente do número de horas.
Subsídio de Transporte
As alunas e os alunos têm direito a um subsídio de transporte, durante a frequência das aulas e a realização da FCT, correspondente ao valor do transporte coletivo. O seu pagamento é mensal, mediante a apresentação do respetivo comprovativo de compra. No caso de não ser possível a utilização de transporte coletivo, a aluna ou o aluno tem direito a um subsídio de transporte até ao limite máximo de 15% do indexante dos apoios sociais e desde que o não aufira subsídio de alojamento.
Bolsa de material de estudo
As alunas e os alunos beneficiarão de uma bolsa de material de estudo, em função do grau de carência económica, a qual é aferida pelo escalão do abono de família.
Subsídio de Alojamento
A atribuição do subsídio de alojamento depende da autorização específica do POCH. Este subsídio pode ser requerido pelas alunas e pelos alunos que residam a mais de 50Km da Escola ou que não tenham transporte coletivo compatível com o horário escolar. O valor do subsídio de alojamento é estipulado por lei.
Como é o horário semanal?
Os horários das turmas desenrolam-se entre as 9:00 e às 18:00 na ACE do Porto e entre as 8:50 e as 18:00 na ACE Famalicão, havendo geralmente uma tarde ou manhã livre por semana. Por vezes, em situações de projetos os horários são alterados podendo ocupar períodos de fim de tarde e noite e mesmo fim de semana. Dada a especificidade da formação, pode acontecer que os horários tenham que ser submetidos todas as semanas a ajustes.